MONDLANE – REGRESSO AO FUTURO: REFLEXÃO A RESPEITO DE IDEIA DAS HIPÓTESES SOBRE MONDLANE NA VISÃO DE SEVERINO ELIAS NGOENHA
DOI:
https://doi.org/10.56346/ijsa.v7i8.314Palavras-chave:
Mondlane. Back to the Future. Democracy. Well-being of the people.Resumo
O objetivo deste artigo é compreender duma forma reflexiva, o pensamento de Severino Elias Ngoenha na sexta parte de sua obra Mondlane – Regresso ao Futuro, que discute as hipóteses sobre Mondlane, com vista a trazer reflexão na forma de resgatar os ideais de Mondlane para a reconstrução de Moçambique. A obra foi publicada em 2019, num contexto de muita incerteza porque Moçambique encontra(va)-se novamente no “alto-mar”, como afirmara Julius Nyerere – o mar de conflitos internos, dívidas ocultas e invasão dos terroristas no norte do país. A construção desta reflexão baseou-se na hermenêutica da obra em alusão. Com o “Regresso ao Futuro” entende-se como o renascimento, neste caso, ir ao passado para buscar os ideais de Mondlane de modo a refletir e examinar o presente e projetar o futuro de Moçambique agradável. Na obra, Ngoenha pretende resgatar os ideais de Mondlane e usá-los como inspiração na resolução dos problemas atuais, a fim de construir Moçambique melhor. Ao lê-la, percebe-se que o pensamento do autor é reaproveitar o espírito agregador, dialógico e de consenso de Mondlane para a (re)construção de Moçambique a partir da (re)conquista da paz, democracia, reconciliação, progresso e bem-estar do povo – objetivos pelos quais os moçambicanos lutaram durante décadas.
Referências
CHAKRABARTY, D. Postcoloniality and the Artifice of History: Who speaks for Indian pasts? In representations, n.37. Special issue: imperial Fantasies and Postcolonial Histories. University of California Press, 1992.
MONDLANE, E. Lutar por Moçambique. 1ª edição moçambicana. Centro de Estudos Africanos. Tradução: Maria da Luz P. Dias. Maputo – Moçambique, 1995.
NGOENHA, S. E. Intercultura, Alternativa à Governação Biopolítica? Maputo – Moçambique, 2013.
NGOENHA, S. E. Mondlane-Regresso ao Futuro. Maputo. Real Design-Editora, 2019.
NGOENHA, S. E. Os tempos africanos do mundo. Maputo: Editor Publifix, 2022.
RAWLS, J. A theory of justice. Cambridge, MA: The Belknap Press of Harvard University Press, 1971.