OCCUPATION PROCESS AND SOCIO-ENVIRONMENTAL IMPACTS IN THE TEPEQUÉM MOUNTAIN RANGE, AMAJAÍ-RR (2012-2022)
DOI:
https://doi.org/10.56346/ijsa.v6i6.186Palavras-chave:
environmental degradation, Risk areas, erosionsResumo
O objetivo da pesquisa é analisar o processo de ocupação e uso da terra na Serra do Tepequém, Amajarí - Roraima, no período de 2012 a 2022 e os impactos socioambientais nas áreas de vulnerabilidade natural aos processos erosivos. A metodologia envolveu: autorização do comitê de ética em pesquisa, levantamento bibliográfico, visita in loco, entrevistas e registro fotográfico. Os resultados demonstram que algumas áreas que não passíveis de ocupação humana, estão sendo ocupadas, os moradores em sua maioria são de nacionalidade venezuelana, o que fragiliza não só o ambiente natural, mas a qualidade de vida das pessoas.
Referências
ALVES, R.A.; BESSERA NETA, L.C. A ocupação antrópica em área de risco na Serra do Tepequém - município de Amajarí-RR. In: TAVARES JÚNIOR, S.; MOURÃO, G.M.N. (Orgs.). Amajarí: um olhar geográfico. Boa Vista; Editora da UFRR, 2015. p. 53-76
CUNHA, L.D. A paisagem da Serra do Tepequém - RR e sua potencialidade para o geoturismo. 109f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Roraima, 2013.
FARIAS, M.V.A.; VERAS, A.S.S.; SANTOS, A.P.R. Ocupação humana e a transformação no meio ambiente na Serra do Tepequém, Roraima. Bol. Mus. Int. de Roraima. V. 7(1), 2013. p. 8 – 13.
MELLO FILHO, L. E. Uma visão da vida do homem e do ambiente. In: ______(org). Meio Ambiente e Educação. Rio de janeiro: Gryphus, 1999.
VELOSO, H.P. et al. Projeto Radambrasil: Levantamento dos Recursos Naturais. Folha NA 20 Boa Vista e parte das Folhas NA 21 Tumucumaque, NB 20 Roraima e NB 21. IBGE, Rio de Janeiro, 1975.