MATERIAL DIDÁTICO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM AO DOMÍNIO DO USO DOS SOLOS NA GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56346/ijsa.v6i6.176

Palavras-chave:

material didático, ensino de geografia, metodologia, pratica educacional

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar e discutir o papel do material didático como facilitador no processo de ensino-aprendizagem sobre o uso dos solos na Geografia e contribuir para o debate em torno da importância do material didático como facilitador no processo de ensino-aprendizagem, especialmente quando voltado para conteúdos complexos como os relacionados aos solos na Geografia. Por meio da revisão de literatura e da análise de estudos de caso, pretende-se fornecer insights e diretrizes que possam orientar educadores na escolha e utilização adequada de materiais didáticos. Diante disso, a proposta de material didático desempenhou um papel crucial como instrumento metodológico, contribuindo de maneira eficaz e significativa para a assimilação dos conhecimentos científicos pelos alunos. Observou-se que tanto os recursos quanto os experimentos foram essenciais para instigar um entusiasmo palpável em relação aos tópicos abordados, proporcionando uma abordagem motivadora. O material ofereceu aos estudantes contextos que fortaleceram a compreensão da importância do ensino e do uso do solo.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Confessor Barbosa , State University of Rio Grande do Norte

State University of Rio Grande do Norte

brasil, State University of Rio Grande do Norte

State University of Rio Grande do Norte

Jonathan Cauã Cabral Batista , State University of Rio Grande do Norte

State University of Rio Grande do Norte

Ruama Moura Zuza Felipe , State University of Rio Grande do Norte

State University of Rio Grande do Norte

Manoel Ciricio Pereira Neto , State University of Rio Grande do Norte

State University of Rio Grande do Norte

Referências

ALMEIDA, C. L.; FALCÃO, C. L. DA C. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM AO ESTUDO DO SOLO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Homem, Espaço e Tempo, v. 6, n. 2, 2012.

BECKER, E.L.S. Solo e ensino. VIDYA, Santa Maria, 2005. p 73, 80.

COSTA, M. O. D.; LAWALL, S. Solos e a geografia física: reflexões e prática de ensino. Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento, v. 1, p. 3665–3669, 2017.

SANTOS, J. D. DOS; CATUZZO, H. O chão que você pisa. Terrae Didatica, v. 16, p. e020004, 2 fev. 2020.

STEFFLER, M.; DANZER, M. O SOLO COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Homem, Espaço e Tempo, v. 6, n. 2, 2012.

Uso agrícola dos solos brasileiros. - Portal Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/328096/uso-agricola-dos-solos-brasileiros>.

Publicado

31-12-2023

Edição

Seção

Relatório Técnico